Blog

A que altura devemos colocar os cortinados?!?

Das perguntas mais frequentes que me fazem nos workshops de decoração que dou é a que altura devem ficar os cortinados. A minha resposta é sempre a mesma, “A que ficar bem!”, o que deixa toda a gente a olhar para mim como quem diz ” que bela ajuda!”, antes de conseguir justificar a minha resposta.

A verdade é que não há nenhuma regra que diga que os cortinados têm de estar  a uma altura específica, que têm de estar caídos sobre o pavimento ou de ficar dois centímetros acima. É quase intuitivo, ao entrar no espaço percebemos logo a que altura pode ficar. É a altura do próprio espaço, e o que queremos transmitir, que definine a altura do cortinado. Se tivermos um pé direito (altura do pavimento ao tecto) muito alto podemos brincar com o cortinado e colocá-lo a arrastar no chão que não vamos ficar com a sensação de ter o tecto em cima da nossa cabeça, do mesmo modo que se tivermos um pé direito baixo devemos colocar os cortinados o mais próximo do tecto para transmitir altura ao próprio espaço.

Pessoalmente gosto sempre de tirar o máximo partido do pé direito, coloco quase sempre os cortinados do tecto até “beijarem” o chão, e de parede a parede para não haver quebras e uniformizar a zona das janelas. Mas já me aconteceu ter de fazer umas bainhas a 50cm do pavimento nos cortinados de uma sala de estar porque, mesmo depois de advertida 20 mil vezes que não iria ficar bem, a cliente queria porque queria colocar vasos com flores por baixo do cortinado, e como a última palavra é sempre a do cliente, assim ficaram colocados na sala e automaticamente excluídos do meu portfólio. Questiono-me até hoje se a cliente tem subido as bainhas para acompanhar o crescimento da plantas ou se entretanto percebeu que não resultou, desviou os vasos e colocou uma barra de 50cm num tecido diferente para remediar a situação!

imageimageimageimageimageimageimageimage

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*

WordPress Image Lightbox